O que é o FIES?
Com o objetivo de proporcionar o acesso de pessoas de baixa renda ao ensino superior, o Ministério da Educação criou o projeto de Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, FIES.
Você com certeza já ouviu falar desse programa, mas se deseja mais informações sobre como o FIES funciona, como solicitar ou o que fazer com boleto fies atrasado, continue lendo a matéria!
O que é o Fies?
Como falado anteriormente, o FIES é um programa de Financiamento Estudantil para alunos do ensino superior.
Atualmente, o programa foi divido em três modalidades pelo MEC, e cada modalidade é destinada a um público alvo.
Na primeira modalidade, o governo oferece aos estudantes juros zero no parcelamento, o pagamento é realizado após o término do curso e a modalidade possui lista de espera.
Além disso, é necessário que o aluno tenha uma renda familiar de até três salários mínimos.
Já a segunda e terceira modalidade, são financiamentos oferecidos por instituições financeiras, por isso, a taxa de juros varia conforme o banco, trata-se de um financiamento mais barato, mas se comparado a modalidade 1, apresenta um valor mais alto.
Essas duas modalidades não apresentam fila de espera, seu pagamento também é realizado após a finalização do curso e é necessário ter uma renda familiar mensal de até 5 salários mínimos.
Como funciona o Fies?
Agora que você sabe como as modalidades funcionam, com certeza deve estar na dúvida sobre como são as etapas de seleção, certo?
Vamos pelo começo!
Todo início de semestre, o FIES abre as inscrições, e para se inscrever, basta acessar o site oficial do FIES, responder seus dados corretamentes e aguardar.
Caso você seja contemplado, o Governo Federal irá pagar as mensalidades do seu curso até o fim, ao se formar, será a etapa de pagar o financiamento.
Considera-se então que o FIES possui duas fases, elas são:
1ª fase – durante o curso
Enquanto você está no curso, você terá que arcar apenas com o valor referente ao encargo operacional do FIES, esse valor fica explícito no contrato. Além disso, você também deve pagar os custos do segura de vida que é exigido pelo programa.
2ª fase – carência e amortização
Em 2018, o programa FIES passou por uma mudança. Anteriormente, o aluno possuía um período de carência para começar o pagamento da dívida. No entanto, atualmente, o estudante sai do curso e já entra na fase de amortização da dívida.
Se o estudante recém formado já está trabalhando, as parcelas são descontadas diretamente do seu salário. No entanto, se o estudante ainda não tem renda, existe a possibilidade de ir realizando a quitação em prestações mensais do valor mínimo.
No geral, o governo estipulou um prazo de 14 anos para o pagamento da dívida do FIES.
Falta de pagamento FIES
Seja pela situação financeira ou porque o boleto atrasou ou não chegou, você não pode simplesmente aguardar um mês para que um novo boleto seja enviado.
Graças a internet, hoje já é muito fácil solicitar uma segunda via do boleto atrasado FIES. E o melhor, sem precisar sair de casa ou enfrentar filas em lotéricas.
Para solicitar a segunda via do FIES realizado pela Caixa Econômica Federal, você precisa entrar no site da Caixa Econômica, clicar na opção “Benefícios e Programas” e acessar a página FIES.
Em seguida, informe os dados solicitados e gere um novo boleto atualizado FIES. Mas lembre-se, a emissão da 2ª via FIES só pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.